Na noite deste domingo, 20 de agosto, véspera do início da Festa do Padroeiro São Raimundo Nonato, a Prefeitura de Várzea Alegre inaugurou na Praça Papa João XXIII, um busto em homenagem ao Monsenhor José Mota Mendes, falecido em 04 de outubro de 2022, e reinaugurou o busto do Padre José Otávio de Andrade. O busto do Padre Otávio foi instalado durante a construção da praça, que ocorreu no segundo mandato do Prefeito Josué Alves Diniz, entre 1963 e 1967. O busto foi doado por um amigo próximo do padre, Vitorino Alcântara.
Com relação a homenagem ao Monsenhor Mota, natural de Assaré, é que ele construiu uma história de afinidade com a comunidade varzealegrense, tendo comandado por mais de 50 anos a igreja católica neste município.
Estiveram presentes na inauguração o prefeito Zé Helder (MDB) o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (PDT), vereadores, os padres Evaldo Alves - pároco, e Jardel Phellipe - vigário, a comunidade varzealegrense e familiares do Monsenhor Mota.
O Prefeito Zé Helder destacou a identidade de Monsenhor Mota com a população varzealegrense, sua influência religiosa perante o rebanho católico e o crescimento da Festa de São Raimundo Nonato sob sua condução. Disse ainda que o Monsenhor Mota cumpriu sua missão e deixou um legado que jamais será esquecido.
O Vice-Prefeito Dr. Fabrício Rolim, enalteceu o legado do Monsenhor Mota e sua importância para a fé católica dos varzealegrenses.
O cantor e compositor Lourival Clementino (Vaval) compôs uma música em homenagem ao Monsenhor Mota, que foi apresentada no ato solene de inauguração do busto.
A homenagem foi uma proposta do vereador Michael Martins (PP), em 2018, no cinquentenário do reverendo. Ele agradeceu à gestão por ter atendido o requerimento.
Monsenhor Mota nasceu em 29 de outubro de 1940. Recebeu ordenação presbiteral em 22 de dezembro de 1968, e foi sacerdote em Várzea Alegre de 19 de março de 1969 a 31 de agosto de 2022, tendo falecido em 04 de outubro de 2022.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Asa Film